quarta-feira, 24 de abril de 2013




A Ouvidoria Geral do Estado visitou o Presidente da FUNASE Eutácio Borges Filho em 22.04.2013. Na ocasião, a Ouvidora Geral Karla Júlia Marcelino propôs à Eutácio, conforme acordado na reunião ocorrida em 27.03.2013 (no auditório da Controladoria) que os Ouvidores da Rede atuassem como agentes multiplicadores do Programa de Agenda Ambiental na Administração Pública, tendo à frente o gestor Cristiano Carrilho, devendo o Ouvidor Jaime Melo promover até o mês de julho um evento na sua Fundação sobre essa temática.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente:
“A A3P surgiu em 1999 e em 2001 foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.
Diante da sua importância, a A3P foi incluída no PPA 2004/2007 como ação integrante do programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, tendo continuidade no PPA 2008/2011. Essa medida garantiu recursos que viabilizaram a implantação efetiva da A3P, tornando-a um referencial de sustentabilidade nas atividades públicas.
A partir de 2007, com a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente, a A3P passou a integrar o Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental - DCRS, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC.
Nesse novo arranjo institucional, a A3P foi fortalecida enquanto Agenda de Responsabilidade Socioambiental do Governo e passou a ser uma das principais ações para proposição e estabelecimento de um novo compromisso governamental ante as atividades da gestão pública, englobando critérios ambientais, sociais e econômicos a tais atividades.
Atualmente, o principal desafio da A3P é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando na integração da agenda de crescimento econômico concomitantemente ao desenvolvimento sustentável”.
Karla também solicitou que Jaime (ouvidor) escrevesse um "Case" no qual constasse o trabalho da Ouvidoria Itinerante que vem realizando junto às suas Unidades de Atendimento, devendo esse Case ser divulgado no site da Ouvidoria Geral do Estado/Facebook/Orkut/Youtube. A Ouvidora Geral colocou-se à disposição daquela Fundação para realizar palestras sobre temas que divulgassem a Importância e Papel da Ouvidoria, Ética no Serviço Público, Assédio Moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário