quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ouvidoria Geral divulga Relatório Trimestral da Rede de Ouvidorias do Estado

A Rede de Ouvidorias do Governo de Pernambuco apresentou um total de 26.887 atendimentos realizados de janeiro a março de 2013, A natureza Informação continua sendo a mais demanda apresentando um percentual de 38,28%, reiterando o compromisso de assegurar o canal legitimo de manifestação e representação dos interesses dos cidadãos frente à administração pública, mantendo elevada aprovação dos cidadãos que já recorreram ao serviço, acompanhado através do controle de qualidade que é feito através de Pesquisa de Satisfação realizada junto aos usuários que recorrem ao serviço.


Dados do último Relatório indicam que 48,09% dos entrevistados ficaram satisfeitos com o atendimento prestado e 92,92% reutilizariam o serviço de Ouvidoria caso necessitassem. “Os resultados apresentados nesse relatório é produto das ações, que vem sendo desenvolvidas pela OGE/SCGE para capacitar continuamente toda a equipe que integra essa grande rede, buscando sempre alcançar a excelência no atendimento prestado ao cidadão”, avalia a Chefe de Atendimento da Ouvidoria Geral, Izabela Mendes.

Atualmente composta por 64 Ouvidorias Centrais (secretarias) e Setoriais (órgãos), e sob a coordenação da Ouvidoria Geral do Estado, a Rede pernambucana é hoje referência nacional. Para a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino “a Rede de Ouvidorias vêm ampliando o seu nível de qualidade do atendimento à medida que aprimora os seus procedimentos técnicos e aprofunda o seu nível de capacitação e compreensão do papel da Ouvidoria enquanto instrumento de gestão. Para a Ouvidora Geral, os procedimentos técnicos são imprescindíveis para a padronização operacional das Ouvidorias. Porém, a compreensão do papel da Ouvidoria como instrumento de gestão possibilita uma ação mais estratégica junto à gestão, na medida em que do ponto de vista da avaliação dos cidadãos usuários dos serviços públicos, o ouvidor propõe ações de melhoria para o aprimoramento dos procedimentos internos e a própria qualidade do atendimento prestado no âmbito institucional”.

A Rede de Ouvidorias vem desempenhando também um importante papel no que se refere à Lei de Acesso à Informação, atuando através da Transparência Passiva, à medida que absolveu as atribuições dos Serviços de Informação ao Cidadão – SIC´s. Informações que são solicitadas pelos cidadãos usuários às Ouvidorias devem ser prestadas num prazo de 20 dias conforme Lei de nº 12.527 e Decreto Estadual de nº 38787. Para formalizar o Pedido de Informação em conformidade com a legislação o cidadão deverá preencher o Formulário de Pedido de Acesso à Informação – PAI, encaminhando-o juntamente com a sua manifestação para a Rede de Ouvidorias do Estado.

O Relatório Consolidado encontra-se disponível no site da Ouvidoria: www.ouvidoria.pe.gov.br, no link: Relatórios.

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