quarta-feira, 3 de junho de 2015

BENEFÍCIOS DAS FRUTAS

Antes de chegar à lista, é preciso saber que essas frutinhas são ricas em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água, elementos importantes para o organismo. “Recomenda-se, sempre que possível, consumi-las com cascas, que têm altos teores de fibras e vitaminas. As cascas de algumas frutas, como o do abacaxi, por exemplo, após serem devidamente higienizadas, podem ser utilizadas no preparo de doces e sucos", orienta a nutricionista da rede Mundo Verde Flávia Morais.
 
A quantidade diária de consumo, de acordo com a especialista, é de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura. "Não que o suco não seja recomendado, mas dessa forma os alimentos acabam perdendo algumas propriedades importantes. Caso essa seja a opção escolhida, o líquido não deve ser coado, para que as fibras não sejam desperdiçadas".
Confira os principais benefícios de cada fruta
Créditos: Shutterstock Embora muito calórico, o abacate controla o colesterol e dá energia (Créditos: Shutterstock)


Abacate – Auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Devido ao seu teor calórico deve ser consumido com moderação e sem açúcar.
Abacaxi – Rico em água e fibras. Contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão. Possui leve ação diurética.
Açaí – Melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.
Banana – Fonte de potássio, pode contribuir para o controle da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem estar.
Coco – Além de fornecer energia, é rico sais mineiras e fibras, que estimulam a saúde intestinal.
Goiaba – Fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.
Laranja – Fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.
Maçã – Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol Ajuda a evitar a constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.
Mamão – fonte da enzima papaína, melhora o processo digestivo. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal.
Melão - contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.
Melancia – Por ser muito rica em água, é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas.
Morango – Rico em substâncias antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer.
Uvas vermelhas – Fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. Contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer.
Aprenda no vídeo a preparar uma receita sustentável aproveitando o que costumamos jogar fora dos alimentos, como o delicioso doce de casca de melancia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário