quarta-feira, 3 de junho de 2015

Por Junia Bretas

 
Cuide da sua MENTE (seu palácio mental), esteja disposto a trabalhar incessantemente para purificá-la, porque se não, ela adoecerá, se sentirá infeliz, confusa, desequilibrada e este, definitivamente, não é um lugar em que você vai querer estar. (Junia Bretas).
 
A única maneira eficiente de nos mantermos equilibrados diante de pessoas e situações difíceis é aprendendo a controlar nossa própria mente, essa é a verdadeira BLINDAGEM EMOCIONAL.
Na vida não possuímos controle algum sobre as circunstâncias externas ou sobre as pessoas com quem convivemos. O único controle efetivo que podemos possuir é sobre a nossa própria mente. Não estou dizendo que é fácil aprender a se dominar mentalmente, só que muito mais difícil é viver uma vida de descontrole emocional e suas conseqüências danosas a nossa saúde física e psicológica. Na vida pagamos um preço por aprender e um preço maior ainda por NÃO aprender a lidar com a única pessoa que pode mudar sua vida: VOCÊ.
 
Nossa mente é um instrumento muito peculiar, se você não aprender a dominá-la, é ela que te domina e domina MESMO. Diferentemente de um computador de última geração, que caso você o compre e não aprenda a usá-lo com eficiência, o máximo que irá acontecer é o equipamento ficar largado em algum canto da casa. O equipamento não irá lhe usar ou lhe dominar, já sua mente sim, caso você insista em não aprender seu correto funcionamento ficará a vida inteira escravo de si mesmo, levando uma vida mediana, às vezes se sente bem, outras vezes mal... Sendo dominado por suas emoções, se abatendo pela depressão e/ou ansiedade, à mercê das ações das outras pessoas ou das circunstâncias para se sentir triste ou feliz, motivado ou não.
 
PODEMOS SIM aprender a lidar com o nosso instrumento mais importante: NOSSA MENTE e assim ter uma vida leve, plena e satisfatória! A sua mente é a sua casa, seu lar mental, só entra quem é convidado por você, portanto seja seletivo com esses convidados. Você pode impedir que intrusos invadam seu palácio mental: medos, pessimismo, pessoas que não lhe fazem bem, tristezas...
 
Como treinar o controle mental?
Através da consciência plena sobre seus pensamentos e sentimentos:
Nossa mente não tem um botão de pause ou de stop como um aparelho de som, não é tão fácil assim. Todavia, com prática e força de vontade podemos pausar e até deletar pensamentos. Primeiro tendo consciência deles.
 
As pessoas tendem a ficar no “piloto automático”, levando a vida sem perceber o que se passa em sua mente, sempre correndo, sempre ignorando seus processos emocionais. Assim a mente fica livre como um cavalo selvagem indo para onde bem entende sem qualquer limitação ou controle, aí quando você menos espera se sente exausto, estressado, triste ou ansioso.
 
A solução é ficar atento ao que se passa em sua própria cabeça (seu palácio mental), é parar e se perceber, se ouvir, ficando atento ao que se passa dentro de você, para em um segundo momento, conseguir mudar a natureza dos pensamentos que habitam sua mente.
 
Podemos fazer uma analogia entre a mente e um aparelho de rádio: quando está ouvindo rádio e de repente começa a tocar sua música favorita o que você faz? Aumenta o volume e curte o som. E se ao contrário, começar a tocar uma música que você detesta? O que fará? Imediatamente irá mudar de estação ou desligar o aparelho. E quando pensamentos ruins começam a invadir sua mente o que as pessoas costumam fazer? Por incrível que pareça, ao invés de mudar de pensamento imediatamente para um de natureza mais positiva ou fortalecedora, não, a pessoa aumenta o volume do pensamento estressante em sua mente e fica se torturando.
 
Isso porque as pessoas acham que pensar em um problema irá ajudar e é o contrário: quanto mais você pensa no problema mais se sente enfraquecido e inseguro. O seu FOCO deve ser de apenas 10% no problema em si e de 90% na SOLUÇÃO dele. Pensar no problema não ajuda em nada, o que ajuda é enxergar o problema como um DESAFIO (como eu disse no artigo da semana passada “Carta para um Amigo”) e pensar em como resolver, como superar. E caso não lhe venha nenhuma solução viável naquele momento, apenas “troque a estação do rádio” e pense em qualquer outra coisa, pense nas coisas boas da vida, ou no que irá fazer de interessante naquele dia ou naquela semana, assim, com a mente mais tranquila e serena a solução irá brotar milagrosamente lá do seu inconsciente. Não acredite no que eu falo, EXPERIMENTE.
No próximo artigo falarei sobre o controle da mente através das técnicas de RESPIRAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário