segunda-feira, 30 de março de 2015

 

ACESSIBILIDADE: Iniciativa que permite o banho de mar assistido a pessoas com mobilidade reduzida vai chegar a Itamaracá, Cabo e Petrolina. Recife terá outro ponto

No dia em que o Praia sem barreiras – iniciativa que proporciona banho de mar assistido a pessoas com mobilidade reduzida – completou dois anos, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, anunciou a ampliação do programa. A intenção, diz o secretário, é levá-lo para os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá, no Grande Recife, além de implantar um segundo polo na capital e o primeiro no interior, em Petrolina, aproveitando as águas do Rio São Francisco.
Hoje o Praia sem barreiras acontece em Recife (Boa Viagem), Jaboatão dos Guararapes (Candeias), Fernando de Noronha (Sueste), Ipojuca (Porto de Galinhas), Tamandaré (Tamandaré) e Paulista (Pau Amarelo) e já atendeu a 3,6 mil usuários.
“Queremos aumentar a inclusão dos portadores de deficiência física e dificuldade de mobilidade. E fazer bem feito, com calor humano”, afirma Carreras, que participou de uma partida de jogo de vôlei sentado, ontem, na Praia de Boa Viagem.
A atividade fez parte da festa de aniversário do programa e serviu para entregar esteiras mais modernas e 36 novas cadeiras anfíbias: seis para o polo de Boa Viagem; quatro para Porto de Galinhas; duas para Noronha e as outras para os novos polos.
A gestora de projetos especiais da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Aline Barbosa, explica que as novas cadeiras, importadas dos Estados Unidos, são mais resistentes à água salgada e possuem boias no apoio de mão em PVC, que melhoram a estabilidade dentro d’água. Cada uma custa R$ 13 mil.
Sérgio Uchôa, 53 anos, participou pela segunda vez do programa e não escondeu a alegria de frequentar uma praia onde tem direito ao lazer. “Eu não conhecia o projeto. Foi uma amiga minha que me indicou”, destaca. “A iniciativa é excelente porque não são muitas as opções de lazer para esse público”, diz a servidora pública Fernanda Uchôa.
Em Boa Viagem, o projeto acontece de quinta a domingo, das 8h às 12h. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura do Recife e a Universidade Maurício de Nassau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário