quarta-feira, 18 de março de 2015

Estudo das Emoções: Medo I
O medo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Muito se fala em relação ao tipo de essência floral que se deve tomar para atenuar os efeitos deletérios do medo, mas pouco se diz sobre os benefícios que essa emoção pode proporcionar ao nosso mundo interior. O medo é um mistério para toda pessoa que queira entendê-lo embora seja um processo sempre presente. Entretanto, o estudo dessa emoção é fundamental para que possamos nos beneficiar do cultivo da paz interior como remédio para as aflições de nossa alma.

Por que sentimos medo?

Segundo Paul Ekman, durante todo tempo, vivemos emoções que nos mobilizam para lidar com as situações da vida de forma a nos sentirmos satisfeitos e seguros. Mas muitas vezes nossas reações emocionais são impróprias, inadequadas para o momento ou manifestadas numa intensidade exagerada. Assim é com a emoção do medo.
No seu estudo realizado na década de 60, foi observado que membros de uma tribo da Nova Guiné tinham medo do ataque de porcos-do-mato. O que acontecia quando alguém ficava diante desse animal? Repentinamente, a pessoa sentia o aumento de seus batimentos cardíacos, mecanismos neurológicos dos seus músculos eram acionados, sua glândula suprarrenal ativada liberava adrenalina, provocando vasodilatação das artérias e o aumento doestado de alerta dos seus órgãos dos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário