terça-feira, 10 de março de 2015

SCGE orienta sobre Assédio Moral

06.03.2015

 
 









Agenda de palestras teve início no DER, em 4 de março, e será seguida de Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), no próximo dia 9, Secretaria de Administração do Estado, 11, e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADdipper), no dia 25
Por Fernando de Albuquerque

A Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), a fim de mitigar riscos em torno do desempenho funcional e trabalhar a qualidade de vida dos servidores do Estado, orienta servidores públicos, através de ciclo de palestras, sobre o tema de assédio moral nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. O principal objetivo é desenvolver a conscientização sobre o assunto e trabalhar preventivamente o fenômeno no ambiente de trabalho.

“O assédio moral é um mal que atinge diretamente a qualidade de vida laboral, impacta no rendimento do sevidor e, consequentemente, nos serviços que são prestados ao cidadão. É um problema invisível, porém concreto, e que gera ineficiência. Orientando os servidores nos órgãos, vamos trabalhar para mitigar o risco em torno da queda de desempenho funcional”, disse o secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Gayger Amaro. As palestras podem ser agendadas pelos órgãos, por meio das Ouvidorias, ou contato direto com a SCGE pelo e-mail cge@cge.pe.gov.br ou telefone 3183-0934.

“O Governo do Estado possui legislação e instrumentos de orientação próprios sobre o tema com a Lei Ordinária n.º 13.314, a Cartilha de Combate ao Assédio Moral e o Boletim Informativo da SCGE n.º 37/2014. Este ano estamos intensificando as ações, para esclarecer aos participantes sobre o tema que, não raro, acaba sendo banalizado”, destacou Amaro. Manifestações sobre assédio podem ser realizadas junto à Diretoria de Ouvidoria e Controle Social (DOCS) que acolhe a denúncia e encaminha para as tratativas necessárias junto aos órgãos de interesse. O servidor público ou gestor pode entrar em contato com a DOCS através de ligações gratuitas pelo número 162 ou pelo e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br.

Repetitivas críticas que desqualificam e isolam o profissional são características bastante comuns deste tipo de conduta abusiva, somadas à disponibilização de instruções imprecisas, culpabilização e diversas outras formas de violência simbólica que podem gerar inúmeras consequências negativas, não apenas para o assediado, que se sente, no mínimo, desestimulado, mas também para o órgão empregador, que tem de lidar com a constante queda da produtividade de seus funcionários.

“Quando falamos de assédio moral, devemos lembrar que na esfera pública, assim como na privada, somos monitorados a partir de resultados, através de indicadores, o que é absolutamente necessário para justificar a boa utilização dos recursos públicos. O que não pode acontecer é a desumanização do ambiente de trabalho em nome de resultados”, disse a servidora da SCGE e responsável pelas palestras, Karla Júlia Marcelino.

Sobre o tema, ela argumentou que “apesar da escassez de informação, o assunto vem sendo estudado desde a década de 80, trazendo diferentes nomenclaturas, a depender das condições nas quais acontece”, frisando que “o assédio moral se caracteriza pelo estabelecimento de toda e qualquer comunicação não-ética, de forma repetitiva e de longa duração, que venham a causar danos à integridade física, psíquica e à autoestima do servidor”.

O primeiro órgão a receber a exposição foi o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), no dia 4. Os próximos são a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), no próximo dia 9, às 10h; a Secretaria de Administração do Estado, 11, às 9h; e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADdipper), no dia 25, às 9h.

A SCGE – A Secretaria da Controladoria Geral do Estado tem como principal missão, desenvolver ações de orientação e fiscalização da gestão pública, analisar atos de correição, promovendo a transparência, o combate à corrupção, o fomento ao controle social em benefício da sociedade e em busca da melhoria da qualidade da gestão. Está localizada na Rua Santo Elias, 535, Espinheiro. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Serviço
Para agendar palestras sobre Assédio Moral

Fone.: (081) 3183-0934


Agenda talks began in DER, on March 4, and will be followed by State Agency for Information Technology (ITA), on June 9, Secretary of State for Management, 11, and the Economic Development Agency of Pernambuco (ADdipper ) on 25The Office of the State Comptroller General (SCGE) in order to mitigate risks around the functional performance and work quality of life of civil servants, guides public servants, through lecture series on the theme of bullying in the organs and entities of the state executive branch. The main objective is to develop the awareness of the issue and work preventively the phenomenon in the workplace.
"Bullying is a disease that directly affects the quality of working life, impacts the performance of private messenger, and consequently the services provided to citizens. It is an invisible problem, though concrete and generates inefficiencies. Orienting the servers in the organs, we will work to mitigate the risk around the functional performance drop, "said Secretary of State Comptroller General, Rodrigo Gayger Amaro. The lectures can be scheduled by agencies through the Ombudsman, or direct contact with SCGE cge@cge.pe.gov.br by email or phone 3183-0934.
"The State Government has its own legislation and guidance instruments on the subject with the Annual Law No. 13,314, the booklet Against Bullying and the Newsletter of SCGE No 37/2014. This year we are intensifying actions to clarify the participants on the subject, which often ends up being trivialized, "said Amaro. Demonstrations on harassment can be performed on the Board of Ombudsman and Social Control (DOCS) hosting the complaint and forwards it to the necessary negotiations to the organs of interest. The public servant or officer may contact the DOCS through free calls at number 162 or by e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br.
Repetitive criticism that disqualify and isolate the professional are quite common characteristics of this type of abusive conduct, together with the provision of inaccurate instructions, blame and several other forms of symbolic violence that can generate numerous negative consequences not only for the beleaguered, it feels, at least discouraged, but also to the employing agency, which has to deal with the constant decline in productivity of your employees.
"When we talk about bullying, we must remember that in the public sphere, as well as private, are monitored from the results, using indicators, which is absolutely necessary to explain the proper use of public resources. What can not happen is the dehumanization of the desktop on behalf of results, "said the servant of SCGE and responsible for lectures, Karla Julia Marcellin.
On the subject, she argued that "despite the lack of information, it has been studied since the 80s, bringing different classifications, depending on the conditions under which happens," emphasizing that "bullying is characterized by the establishment of all and any unethical communication, repetitive and long term, that may harm the physical, mental integrity and server self-esteem. "
The first organ to receive the exhibition was the Department of Highways (DER) on 4. Next up are the State Agency for Information Technology (ITA), on June 9, at 10 am; the Secretary of State Administration, 11 at 9am; and the Economic Development Agency of Pernambuco (ADdipper), on the 25th at 9am.
The SCGE - The Office of the State Comptroller General's main mission is to develop guidance and oversight actions of public management, analyze acts of correição, promoting transparency, fighting corruption, promoting social control for the benefit of society and seeking to improve the quality of management. Is located in the St. Elias Street, 535, Hawthorn. Office hours are Monday to Friday from 8am to 12pm.
ServiceTo schedule lectures on Moral HarassmentPhone .: (081) 3183-0934

Nenhum comentário:

Postar um comentário